The Pious Union of the Daughters of Mary in Conchas/SP

between the profanation and the romanization of countryside Catholicism

Authors

  • Fábio Falcão Oliveira UFRB

Keywords:

Daughters of Mary, Ultramontanism, Sacred, Profane

Abstract

The present article aims to analyze how the Pious Union of the Daughters of Mary presents itself as an association in the countryside of São Paulo in the small town of Conchas. Understanding that the context of the ultramontane movement that was perpetuated in the first half of the 20th century is important, the proposal is to understand how the ultramontane movement becomes present in the Association and how they perceived the world around them. This point will be the object of our research, which is to investigate how the Pious Union of the Daughters of Mary participated in the process of romanization vis-à-vis the social, mystical and educational context of the antagonistic elements – sacred and profane – in the city of Conchas/SP.

Author Biography

Fábio Falcão Oliveira, UFRB

É Professor Adjunto do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Licenciatura em Filosofia e integra o grupo de área Cultura, Corpo e Educação. Com Doutoramento em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) segue a linha de pesquisa em História, Sociologia e Filosofia da Educação com perspectiva em Educação colonial em geral, focalizando em Alexandre de Gusmão (1629-1724) fundador do Seminário de Belém. O projeto de Doutoramento que foi concluído no ano de 2014 no campo da educação colonial teve como responsável e orientador o pesquisador Dr. Amarilio Ferreira Junior. Em 2008, obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP. O núcleo de atuação no mestrado foi o de Educação, História, Filosofia e Ciências. O Orientador para obtenção do título de Mestre em História da Educação foi o Dr. José Maria de Paiva. Também possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005) - seu orientador de TCC foi Dr. José Edivaldo Bortoleto. Além disso, atua com filosofia clássica, medieval, moderna e contemporânea e pesquisa história das religiões centrado no cristianismo e suas influências pagãs. Hoje participa dos seguintes grupos de pesquisa: do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF), do Curso de Filosofia da UFRB; CRICA - Criar para crianças: núcleo de estudos das artes e culturas da e para a infância (UFRB-BA), responsável Dra. Paula Alice Baptista Borges; Estudos da Cultura e da Literatura Comparada (UNEMAT-MT), responsável Dr. Agnaldo R. da Silva; GEPETI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Tecnologia e Inovação, Unemat - MT), responsável Dra. Rebeca C. Moreira. Foi professor da rede Pública de São Paulo por mais de 14 anos lecionando a disciplina de Filosofia. Lecionou na Universidade Metodista de Piracicaba-SP e na Universidade do Estadual de Mato Grosso onde ocupava a cadeira de Filosofia e História da Educação. Também tem experiência em lecionar disciplinas sobre História da Filosofia, História da Educação, Filosofia da Educação, Metodologia de Pesquisa, Didática em Pesquisa, Pensamento e Linguagem, Psicologia e Teologia e Cultura. Atuou como pesquisador no Centro de Pesquisa e Referência de Direitos Humanos (CDRH) na cidade de Cáceres-MT onde trabalhou na defesa de Gênero e da Criança e tem participação de pesquisa com comunidades quilombolas e indígenas da região; em defesa dos seus direitos, a coordenadora responsável era Dra. Edir Almeida. Também fez o pós-Doutorado na área de Literatura e Filosofia pela UNEMAT, seu Supervisor é o Doutor Agnaldo Silva. 

 

Published

2022-12-12

How to Cite

OLIVEIRA, F. F. The Pious Union of the Daughters of Mary in Conchas/SP: between the profanation and the romanization of countryside Catholicism. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 62, n. 2, p. 387–404, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/831. Acesso em: 22 dec. 2024.

Conference Proceedings Volume

Section

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E INTERDISCIPLINARIDADE