O EVANGELHO DOS PRODUTOS CANÇÃO NOVA:
SALVAÇÃO, CONSUMO E MÍDIA ELETRÔNICA
Keywords:
Produtos Canção Nova, Consumo, Espetáculo, SalvaçãoAbstract
Com o objetivo de refletir sobre algumas práticas e crenças vinculadas à fronteira entre religião, consumo e novos meios de comunicação, o presente texto aborda os produtos Canção Nova. A partir de um breve monitoramento no portal eletrônico da comunidade Canção Nova, da descrição dos produtos oferecidos e de algumas entrevistas com vendedores canção-novistas, verifica-se que o catolicismo carismático da comunidade Canção Nova é ambivalente, pois baseia-se em um discurso condenatório-moral do consumo, da mídia e do espetáculo mundanos e no uso desses mesmos elementos e do mercado para reforçar o poder religioso de salvação e cuidado das almas. Constata-se uma oscilação entre as antigas formas de construção da identidade religiosa e as novas configurações da linguagem. O que se coloca é que, na contemporaneidade, o conjunto de práticas e crenças católicas vincula-se cada vez mais a um espaço intercruzado entre mídia, consumo e espetáculo.
Downloads
Published
How to Cite
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2016 Estudos Teológicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






