“SOMENTE A ESCRITURA”:
AVALIAÇÃO DE UM PRINCÍPIO PROTESTANTE. REAÇÃO A GUNTER WENZ, “EVANGELHO E BÍBLIA NO CONTEXTO DA TRADIÇÃO CONFESSIONAL DE WITTENBERG”
Keywords:
Confissões luteranas, Reforma protestante, Autoridade da Bíblia, Sola scripturaAbstract
Estará falido o princípio protestante do “sola scriptura”? Constata-se uma “deficiência normativa” da Bíblia a exigir um magistério que a interprete corretamente. Somente assim seria evitada a arbitrariedade exegética responsável pela divisão da igreja e a proliferação das denominações. O presente artigo mostra ser irrenunciável a normatividade exclusiva da Sagrada Escritura sob pena de graves prejuízos para a cristandade. Ela exige, isto sim, uma visão “sintética”, articulando de modo concreto e contextual o evangelho de que é porta-voz. Em assuntos da fé cristã, todos os enunciados não passam de opiniões particulares, enquanto não embasados no texto bíblico.Downloads
Published
How to Cite
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2022 Estudos Teológicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






