Matzeivás na Amazônia

a história do primeiro cemitério israelita de Macapá

Autor/innen

  • Tiago Varges da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Marcos Vinícius de Freitas Reis Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Fernando Rodrigo Nascimento dos Santos Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.978

Schlagworte:

Amazônia, Judaísmo, Ritos fúnebres, Cemitério Israelita de Macapá

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar, a partir do campo dos estudos cemiteriais, o processo histórico que possibilitou a criação, no início do século XX, do primeiro Cemitério Israelita de Macapá, concomitantemente à estruturação da Comunidade Israelita do Amapá, abordando, entre outros temas, os ritos que envolvem o funeral, o luto judaico e a sua relação com o cemitério. Essa necrópole é um marco da imigração judaica no Amapá. Localizada atualmente no centro da cidade, ela simboliza a influência política e econômica dessa comunidade na sociedade amapaense. Em suas lápides, estão registrados os nomes dos pioneiros que ajudaram a construir o Estado, oferecendo, assim, dados importantes para a história da imigração judaica na região. Dessa maneira, propomos analisar a constituição histórica e formal desse espaço e as suas relações com os ritos funerários presentes na tradição religiosa dessa comunidade.

Autor/innen-Biografie

Marcos Vinícius de Freitas Reis, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. . Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da UNIFAP. Docente do Curso de Mestrado Profissional Ensino de História UNIFAP. Docente do Curso de Graduação em Relações Internacionais e História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente da Especialização Estudos Culturais e Politicas Públicas. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Ciência Politica pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) . Editor da Revista Tempo Amazônico ligado a ANPUH AP. Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Politicas Públicas (CEPRES). Filiado a Associação Nacional de Historiadores Sessão Amapá (ANPUH AP). Assessor da Secretaria de Educação do Estado do Amapá sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante ao Ensino Religioso. Coordenador do Observatório da Laicidade do Amapá. Assessor do Grupo de Trabalho da REPAM - Sinodo do Amazônia. Filiado a Associação Brasileira de Historiadores da Religião (ABHR).Filiado a Associação Brasileira de Teologia (SOter) Escreve semanalmente para o impresso Jornal Gazeta do Amapá com a coluna "Religião e Politica em Debate" aos domingos. Todas as quartas a Coluna "Religião e Sociedade na Atualidade" no portal Jornal GGN .Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Politica, Diversidade Religiosa na Amazônia.

Veröffentlicht

2025-09-01

Zitationsvorschlag

VARGES DA SILVA, T. .; DE FREITAS REIS, M. V. .; NASCIMENTO DOS SANTOS, F. R. . Matzeivás na Amazônia: a história do primeiro cemitério israelita de Macapá. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.978. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/978. Acesso em: 7 sep. 2025.

Konferenzband

Rubrik

Diálogos entre Teologia, Cultura e Arte

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in