O NOVO ENSINO RELIGIOSO:

TROPEÇO OU OPORTUNIDADE?

Autor/innen

  • Pedro Alonso Puentes Reyes

Schlagworte:

Ensino religioso; Pluralismo religioso; Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso

Abstract

O artigo apresenta uma reflexão sobre os pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Ressalta que esses parâmetros não buscam, primeiramente, compreender as causas do pluralismo religioso, mas perguntam pelo quê fazer frente ao mesmo. O autor entende que a pluralidade deve ser entendida como fonte de riqueza para a formação da pessoa. O Ensino Religioso deve oportunizar o encontro e o diálogo de pessoas iguais em valor e dignidade ante o Transcendente, mas com experiências e tradições religiosas distintas. A professora será uma facilitadora desse encontro e diálogo e o Ensino Religioso não será espaço de catequese nem de proselitismo.

Veröffentlicht

2022-11-09

Zitationsvorschlag

PUENTES REYES, P. A. . O NOVO ENSINO RELIGIOSO: : TROPEÇO OU OPORTUNIDADE?. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 81–92, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/1493. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Rubrik

DOSSIÊ