ADOLESCENTES E RELIGIOSIDADE:

APORTES PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA

Autor/innen

  • Gisela I. W. Streck

Schlagworte:

Adolescentes, Religiosidade, Ensino religioso

Abstract

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com adolescentes. O objetivo foi compreender a religiosidade nesta fase da vida. A partir da fala de alunos e alunas, a pesquisa mostrou que as imagens antropomórficas do Deus da infância são trazidas para a adolescência. Os conceitos sobre Deus são definidos a partir daquilo que aprenderam e ouviram falar na sua família, na sua comunidade de fé, no seu meio social.
A pesquisa também mostrou que adolescentes começam a duvidar sobre aquilo que até então representava certeza e segurança. A partir do conflito, a autoridade externa em pessoas e instituições é posta em dúvida. Inicia-se uma mudança na forma de imaginar Deus: a figura antropomórfica dá lugar a imagens indefinidas e abstratas. Adolescentes começam a questionar e duvidar: o sistema de valores, de vida e de fé é agora objetivado e examinado. Adolescentes necessitam de um espaço protegido na sua família, na escola, na sua comunidade, para poderem dialogar sem sofrer preconceitos ou pré-julgamentos. Necessitam duvidar e perguntar, compartilhar suas experiências, medos e anseios, seus planos e projetos de vida. Adolescentes precisam de um espaço para poder falar, ouvir e receber orientação para as perguntas sobre o sentido da vida.

Veröffentlicht

2022-11-08

Zitationsvorschlag

I. W. STRECK, G. . ADOLESCENTES E RELIGIOSIDADE:: APORTES PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 46, n. 2, p. 60–73, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/1173. Acesso em: 22 dez. 2024.