Matzeivás na Amazônia

a história do primeiro cemitério israelita de Macapá

Autores

  • Tiago Varges da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Marcos Vinícius de Freitas Reis Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Fernando Rodrigo Nascimento dos Santos Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.978

Palavras-chave:

Amazônia, Judaísmo, Ritos fúnebres, Cemitério Israelita de Macapá

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar, a partir do campo dos estudos cemiteriais, o processo histórico que possibilitou a criação, no início do século XX, do primeiro Cemitério Israelita de Macapá, concomitantemente à estruturação da Comunidade Israelita do Amapá, abordando, entre outros temas, os ritos que envolvem o funeral, o luto judaico e a sua relação com o cemitério. Essa necrópole é um marco da imigração judaica no Amapá. Localizada atualmente no centro da cidade, ela simboliza a influência política e econômica dessa comunidade na sociedade amapaense. Em suas lápides, estão registrados os nomes dos pioneiros que ajudaram a construir o Estado, oferecendo, assim, dados importantes para a história da imigração judaica na região. Dessa maneira, propomos analisar a constituição histórica e formal desse espaço e as suas relações com os ritos funerários presentes na tradição religiosa dessa comunidade.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius de Freitas Reis, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. . Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da UNIFAP. Docente do Curso de Mestrado Profissional Ensino de História UNIFAP. Docente do Curso de Graduação em Relações Internacionais e História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente da Especialização Estudos Culturais e Politicas Públicas. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Ciência Politica pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) . Editor da Revista Tempo Amazônico ligado a ANPUH AP. Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Politicas Públicas (CEPRES). Filiado a Associação Nacional de Historiadores Sessão Amapá (ANPUH AP). Assessor da Secretaria de Educação do Estado do Amapá sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante ao Ensino Religioso. Coordenador do Observatório da Laicidade do Amapá. Assessor do Grupo de Trabalho da REPAM - Sinodo do Amazônia. Filiado a Associação Brasileira de Historiadores da Religião (ABHR).Filiado a Associação Brasileira de Teologia (SOter) Escreve semanalmente para o impresso Jornal Gazeta do Amapá com a coluna "Religião e Politica em Debate" aos domingos. Todas as quartas a Coluna "Religião e Sociedade na Atualidade" no portal Jornal GGN .Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Politica, Diversidade Religiosa na Amazônia.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

VARGES DA SILVA, T. .; DE FREITAS REIS, M. V. .; NASCIMENTO DOS SANTOS, F. R. . Matzeivás na Amazônia: a história do primeiro cemitério israelita de Macapá. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.978. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/978. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Diálogos entre Teologia, Cultura e Arte

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)