A filosofia da educação adventista e a aprendizagem baseada em jogos

Um relato de experiência da Ludoteca Savepoint

Autores

  • Allan Macedo de Novaes Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) https://orcid.org/0000-0003-2149-6001
  • Erick Lima Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3467

Palavras-chave:

adventista, jogos, jogos de tabuleiro, educação, educação cristã

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência da ludoteca Savepoint, iniciativa lúdica, religiosa e acadêmica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) que se configura como resposta institucional e teológico-pedagógica aos desafios advindos da complexa relação de tensões e ressignificações da Igreja Adventista do Sétimo Dia com os jogos. O relato de criação da ludoteca, com foco em sua metodologia e lógica de funcionamento, dialoga diretamente com elementos da filosofia da educação adventista a partir do pensamento teológico-pedagógico de Ellen White, a saber, pela perspectiva de uma educação integral e redentiva e sua interface com o conceito de recreação.

Biografia do Autor

Allan Macedo de Novaes, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP). Pesquisador-visitante no Center for Game Studies da Ritsumeikan University, Quioto, Japão. Professor da Faculdade de Teologia e do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Engenheiro Coelho, SP. E-mail: [email protected].

Erick Lima, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Professor nos cursos de tecnologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

MACEDO DE NOVAES, A.; LIMA, E. . A filosofia da educação adventista e a aprendizagem baseada em jogos: Um relato de experiência da Ludoteca Savepoint. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3467. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3467. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas