Evangélicos e democracia durante o governo Bolsonaro

Autores

  • Henrique Pereira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v64i1.2959

Palavras-chave:

Evangélicos e democracia, Governo Bolsonaro , Brasil, Onda conservadora

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a influência política dos grupos evangélicos no Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), investigando como essa relação moldou políticas públicas, discursos governamentais e a mobilização social. Em particular, o estudo se concentrará em três aspectos principais: (1) as estratégias utilizadas por Bolsonaro para conquistar e manter o apoio evangélico; (2) a participação e o impacto de líderes evangélicos em cargos políticos e na formulação de políticas governamentais; e (3) as consequências sociopolíticas dessa aliança, incluindo a polarização social e os efeitos sobre os direitos humanos e as liberdades civis.

Biografia do Autor

Henrique Pereira, UFRN

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado em História das Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense e em História Iberoamericana pela Universidad de Córdoba, Espanha. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

PEREIRA, H. Evangélicos e democracia durante o governo Bolsonaro. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 2, 2025. DOI: 10.22351/et.v64i1.2959. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2959. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Direitas Religiosas: História, Memórias e Perspectivas