A marcha pela família à marcha para Jesus

encontro de católicos e evangélicos com a extrema-direita

Autores

  • Samuel Correa Duarte Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Eliseu Riscaroli Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v64i1.2943

Palavras-chave:

Política, Conservadorismo religioso, Golpe de Estado, Bolsonarismo, Pauta de costumes

Resumo

O cenário político do Brasil no início dos anos 1960 e no final dos anos 2010, embora separados por um grande lapso temporal, apresentam algumas semelhanças no quadro político e religioso, sobretudo na vinculação de parcelas da religião cristã com a extrema-direita. A partir disso, temos como objetivo principal examinar a adesão dos católicos ao Golpe civil-militar brasileiro de 1964 e a ligação dos evangélicos neopentecostais ao bolsonarismo, especialmente com o advento da eleição de 2018. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa em perspectiva comparada, na qual realizaremos a reconstituição histórica dos períodos, bem como a revisão bibliográfica, dialogando com as principais fontes de pesquisa sobre o tema. Como resultado, constatamos uma grande relação entre religião e política, com a fé sendo mobilizada como instrumento político e em defesa de valores, especialmente os representados pelo nacionalismo patriótico, em oposição à narrativa do comunismo e à controversa pauta de costumes.

Biografia do Autor

Samuel Correa Duarte, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998 - 2001). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002 - 2004). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014-2016). Mestre em História pela Universidade Federal do Amapá (2021-2023). Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2017-2022). Estágio em doutorado sanduíche na Universidade do Porto-PT (2018-2019).

Eliseu Riscaroli, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Realizou estudos de pos doutorado na Universidade de Coimbra FDUC - com a temática Direitos Humanos LGBT, entre 2012 e 2013, sob a tutoria do professor Jônatas Machado. Docente ingresso por meio de concurso de provas e títulos na Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Filosofia, Fundamentos Epistemológicos, Direitos Humanos e Gênero. Desenvolve pesquisa e orientação de trabalhos com ênfase em educação e infância, sexualidade, fundamentos da educação, gênero, trabalho e currículo. Participa da REGGSILA - Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino Americana.

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Prof. Adjunto IV em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa GELIPE - Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Docente permanente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL) no período 2013/2014. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFNT, desenvolvendo pesquisa sobre Literatura e Semiótica, no período de 2019/2020. Realizou estágio de pós-doutorado em Literatura de Testemunho no POSLET/UNIFESSPA, no período 2023/2024. Bolsista produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partido marxista-leninista, Ditadura Civil-militar brasileira; Literatura e Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura do Testemunho

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

CORREA DUARTE, S.; RISCAROLI, E.; ALESSANDRO SAGRILLO FIGUEIREDO, . C. A marcha pela família à marcha para Jesus: encontro de católicos e evangélicos com a extrema-direita. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 2, 2025. DOI: 10.22351/et.v64i1.2943. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2943. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Direitas Religiosas: História, Memórias e Perspectivas