A mais pura florzinha do campo: Imagens de Maria em canções nativistas gaúchas
DOI:
https://doi.org/10.22351/et.v63i2.2922Palavras-chave:
Inculturação cristã, Campo simbólico religioso, Maria, Gaúcho, Festivais NativistasResumo
O artigo tem por objetivo contribuir para a compreensão e reconhecimento de um processo de inculturação cristã, historicamente estabelecido na interlocução com as características próprias de cada povo, reconhecendo-se nesse mesmo povo um locus teológico firmado em sua caminhada na busca por um sentido último para sua existência sobre a terra. Para tanto, assumimos a tarefa teológica da decodificação do campo simbólico religioso em produções artísticas e culturais, analisando um conjunto de canções regionalistas do Rio Grande do Sul. Como recorte mais específico, este estudo discute a forma como a figura de Maria é abordada nas canções escolhidas e quais diálogos teológico-culturais são possíveis entrever nessas produções. Para tanto, discutimos brevemente a origem e as características do gaúcho como tipo humano da região pampeana e apresentamos a cena musical do ciclo dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul, contextualizando, com isso, as canções analisadas. No exame das canções, discutimos o conteúdo das letras à luz do catolicismo popular e da teologia latino-americana, buscando nas correlações entre religião e cultura a compreensão das grandes buscas existenciais humanas naquele contexto.