A Suspensão da Ética

uma reflexão a partir do primeiro capítulo da Ética de Bonhoeffer

Autores

  • Pablo Fernando Dumer

Palavras-chave:

Bonhoeffer, Ética, Queda, Consciência, Graça

Resumo

O presente artigo realiza uma análise textual do primeiro capítulo da obra Ética do teólogo alemão Dietrich Bonhoefffer, “O amor de Deus e a decadência do mundo”, em um esforço exegético, e empreendendo uma releitura e discussão a partir do mesmo a respeito dos limites da ética cristã. Discute sobre a relação entre o conhecimento do bem e do mal e a queda da humanidade e argumenta que o conhecimento ético nasce da separação entre o ser humano e Deus, o que resulta em uma visão do ser humano centrada em si mesmo e na objetificação do outro, apresentado a partir do conceito de encobrimento. O artigo destaca ainda que o conhecimento ético resultante da queda é caracterizado por um conflito constante entre o bem e o mal, definida como ética escatológica, e que a verdadeira liberdade e reconciliação vêm da graça de Deus, que rompe com a necessidade de autojustificação e de heroísmos éticos e conduz a um relacionamento autêntico com o próximo. A suspensão da ética, pretensão do artigo, consiste que a graça está ancorada na abdicação humana em construir qualquer mérito ético a partir de si mesmo.

Biografia do Autor

Pablo Fernando Dumer

O autor é Bacharel em Teologia. Possui Doutorado em teologia fundamental-sistemática pelas Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Integra os grupos de pesquisa em ética contemporânea e em direitos humanos da Faculdades EST. Contato: dumerluterano@gmail.com. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/7508204500086120.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

DUMER, P. F. A Suspensão da Ética: uma reflexão a partir do primeiro capítulo da Ética de Bonhoeffer. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/2696. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- A atualidade de Dietrich Bonhoeffer para o contexto brasileiro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)