Contribuições do magistério do Papa Francisco para a hermenêutica ecumênica da fé cristã
Aproximações para o ecumenismo na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.22351/et.v64i3.2514Palavras-chave:
Magistério do Papa Francisco, Hermenêutica ecumênica, América Latina, Igreja, SociedadeResumo
O objetivo deste estudo é verificar como o magistério do Papa Francisco contribui para uma hermenêutica ecumênica da fé cristã, estabelecendo aproximações desse magistério com o ecumenismo na América Latina. Sem desconsiderar as especificidades temáticas que compõem a pauta do diálogo entre as igrejas, propõe-se uma ressignificação do termo “ecumenismo”, estabelecendo interações com elementos socioculturais e o pluralismo religioso do nosso tempo. O método da pesquisa é a leitura qualitativa de textos bibliográficos e documentais que expressam o ensino ecumênico do Papa Francisco, à esteira do ensino do Vaticano II. A conclusão é que, além da Igreja Católica Romana na América Latina, outras igrejas integradas no movimento ecumênico do continente podem acolher o ensino ecumênico do Papa Francisco, dando passos para uma hermenêutica de suas doutrinas em perspectiva ecumênica, fortalecendo, assim, as iniciativas de diálogo existentes na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






