ADOLESCENTES E RELIGIOSIDADE:
APORTES PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Adolescentes, Religiosidade, Ensino religiosoResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com adolescentes. O objetivo foi compreender a religiosidade nesta fase da vida. A partir da fala de alunos e alunas, a pesquisa mostrou que as imagens antropomórficas do Deus da infância são trazidas para a adolescência. Os conceitos sobre Deus são definidos a partir daquilo que aprenderam e ouviram falar na sua família, na sua comunidade de fé, no seu meio social.
A pesquisa também mostrou que adolescentes começam a duvidar sobre aquilo que até então representava certeza e segurança. A partir do conflito, a autoridade externa em pessoas e instituições é posta em dúvida. Inicia-se uma mudança na forma de imaginar Deus: a figura antropomórfica dá lugar a imagens indefinidas e abstratas. Adolescentes começam a questionar e duvidar: o sistema de valores, de vida e de fé é agora objetivado e examinado. Adolescentes necessitam de um espaço protegido na sua família, na escola, na sua comunidade, para poderem dialogar sem sofrer preconceitos ou pré-julgamentos. Necessitam duvidar e perguntar, compartilhar suas experiências, medos e anseios, seus planos e projetos de vida. Adolescentes precisam de um espaço para poder falar, ouvir e receber orientação para as perguntas sobre o sentido da vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Estudos Teológicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






