O amor de outono: uma narrativa (auto)formadora em rodas de conversa de professoras.

Autores

  • Lúcia Maria Vaz Peres
  • Rose Mary Kerr de Barros

Resumo

Este texto refere-se a um ensaio teórico-metodológico sobre o feminino e o amor de professoras que participaram de um projeto de extensão intitulado “rodas de conversas para mulheres professoras”. O ensaio deu voz a uma protagonista, que nominamos como Outono, cuja narrativa foi analisada à luz da Psicologia Analítica, de Carl Jung, e das Histórias de Vida e (auto)formação, de Marie-Christine Josso. O método de análise foi o da amplificação simbólica, a partir de um conto inuit, chamado Mulher-esqueleto. A questão que nos instigou a problematizar este caso fora saber como essa vivência na sua relação com o conto, foi se tornando uma experiência formadora? Na narrativa de Outono ela relatou o reencontro com o “homem de capa preta”, do qual há muito se afastara. Esta vivência levou-a à uma tomada de consciência libertadora, cuja situação como uma mulher professora possibilitou o processo de resgate do feminino no seu sentido simbólico. Em especial, na busca de felicidade que trouxesse novos sentidos à vida deste feminino que, secretamente, se mantinha sucateado em prol do trabalho. Percebemos que Outono empreendeu um caminhar em direção a si mesma, tanto no que se refere a esfera pessoal, quanto profissional.

 

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

Peres, L. M. V. ., & de Barros, R. M. K. . (2021). O amor de outono: uma narrativa (auto)formadora em rodas de conversa de professoras. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 2(2), 215–228. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/408