A mulher e os desafios na conquista do pastorado: um estudo de caso em uma Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de Manaus.
Palavras-chave:
Mulher; Pastorado; Igreja.Resumo
No mundo inteiro a mulher vem lutando para mudar um cenário que por séculos carrega as marcas das ações limitadoras da sociedade e das visões preconceituosas. No Brasil, em meio às notáveis conquistas, as mulheres lançam-se agora na busca da liderança eclesiástica das igrejas evangélicas ganhas espaço nos altares e conquistam cada vez mais fiéis para essas denominações. Mas a questão ainda é polêmica e muitas pessoas acham estranha uma mulher no púlpito e duvidam de sua capacidade. Tendo em conta este enfoque, o presente artigo tem como objetivo verificar os principais desafios enfrentados pelas mulheres em seu acesso ao ministério pastoral. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo de abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que há concordância entre os entrevistados que a as mulheres podem ser pastoras evangélicas e que existe na Congregação exemplos de mulheres pastoras, mas elas atuam com limitações porque o sistema não abre espaço para o desenvolvimento de seus trabalhos, e estão sempre sob o comando de lideranças masculinas que direcionam suas ações, impondo barreiras e impasses às suas tentativas de agir como verdadeiras líderes eclesiásticas. Assim, pode-se concluir que o avanço e as conquistas das mulheres nas igrejas ainda são cercados de grandes desafios e nem sempre pastores e teólogo aprovam a liderança feminina no comando destas instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.