O conceito de Novos Movimentos Religiosos (NMR) pode ajudar a pensar em Novos Movimentos De Gênero (NMG) como as identidades trans*?

Autores

  • Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho

Palavras-chave:

Estudos de Gênero; Novos Movimentos Religiosos; Novos Movimentos de Gênero

Resumo

Apresento neste texto, algumas observações iniciais sobre a possibilidade do conceito de Novos Movimentos Religiosos (NMR) inspirar a pensar o conceito – provisório – de Novos Movimentos de Gênero (NMG). Esta hipótese surgiu a partir da identificação da existência de uma miríade de expressões e identidades transgêneras (ou trans*). Além de considerações sobre o conceito de NMR, para dar corpo a tais reflexões, este trabalho de caráter inconclusivo apresenta fragmentos de entrevistas realizadas com pessoas transgêneras durante o período de meu doutorado em História Social. 

Biografia do Autor

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho

Presidente da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Pós-doutorando em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialista em Marketing e Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero, graduado em História pela USP. Bolsista CAPES à época da pesquisa.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Filho, E. M. de A. M. (2021). O conceito de Novos Movimentos Religiosos (NMR) pode ajudar a pensar em Novos Movimentos De Gênero (NMG) como as identidades trans*?. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 2(1), 105–118. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/219

Edição

Seção

Artigos diversos