CHAMADA ABERTA: Dossiê Gênero, Migrações e Interculturalidade

05-02-2024

Migrações trazem impactos nas vidas das pessoas e nas comunidades locais e regionais. Há 200 anos chegavam ao Brasil imigrantes de confessionalidade luterana. Ao mesmo tempo em que significou uma ruptura com o mundo além-mar, a imigração abriu a possibilidade para troca de saberes e aprendizados que influenciaram a cultura, a religiosidade e a vivência comunitária no “novo mundo”. Entretanto, esse processo não foi pacífico e nem pode ser romantizado. Mesmo sendo parte de uma política nacional, ela ocorreu em boa medida em territórios tradicionais de povos originários e trouxe consequências para os povos e as populações tanto indígenas quanto afrodescendentes. Experiências semelhantes envolvem, na mesma época, e até antes, a América Latina e Caribe.

Este dossiê marca os 200 anos de presença luterana no Brasil. Através de uma abordagem abrangente e multidisciplinar, pretende reunir pesquisas que apontem para a inter-relação entre gênero, migrações e interculturalidade como elementos fundamentais na formação de experiências e narrativas na jornada histórica de comunidades luteranas e de outras organizações e movimentos que surgem no Brasil e nos demais países da América Latina e Caribe. Acolhe especialmente artigos que priorizem o pensamento, a história e o protagonismo das mulheres no contexto luterano, ecumênico e interreligioso, evidenciando suas experiências, desafios e conflitos.

Além de artigos para o Dossiê, a Revista também acolhe a submissão de artigos diversos relacionados a estudos feministas em diálogo com teologia e religião, bem como relatos de experiências, resenhas, entrevistas, memórias, documentos e expressões artísticas e culturais.

Esta edição da Revista é organizada por: Ma. Ana Paula Moutinho Ferraz (Doutoranda pela Faculdades EST); Dra. Lori Altmann (Universidade Federal de Pelotas); Dra. Marcia Blasi (Faculdades EST / Federação Luterana Mundial). 

O prazo para envio de artigos é até dia 01 de junho de 2024, através do Portal da Revista. Para as demais sessões (Relatos de experiências, Resenhas, Entrevistas, Memórias, Documentos e Expressões artísticas e culturais) o prazo para envio é até dia 15 de junho de 2024.

Em caso de dúvida, entre em contato através do e-mail coisasdogenero@est.edu.br