CHAMADA ABERTA: Dossiê Corpo, Território, Religião

31-01-2023

A Revista Coisas do Gênero, em seu volume 9, número 1/2023, está recebendo artigos em uma ampla reflexão sobre corpo, território e religião, englobando desde aspectos de controle moral, político e religioso até formas e estratégias feministas de existência e resistência individuais e coletivas no território-mundo na perspectiva eco-geográfica decolonial.

Pensando no corpo como uma categoria epistemológica em si, entende-se que não há produção de conhecimentos e de saberes, no campo de orientação feminista, que não passe pela experiência do corpo que habita o mundo. Corpos que, como territórios, são atravessados pelas contingências de suas características (gênero, raça, classe e capacidade), mas também de sua localização espacial e temporal, forjando uma relação direta com as complexidades de seus contextos.

A relação corpo-território tem sido cruelmente explicitada na tragédia humanitária entre os povos Yanomami no Brasil, situação esta que tem sido uma triste constante na América Latina. A exploração criminosa das terras indígenas no Brasil é denunciada de forma contundente na fragilidade dos corpos doentes e desnutridos da população indígena. Seus corpos, tal qual suas terras, têm sido alvo de opressão, exploração e violências sistêmicas, que se tornam ainda mais evidentes na fragilidade de seus corpos.

Sendo assim, a ideia-força de corpo e território tem sido articulada pelas teorias feministas latino-americanas, como instrumento de denúncia e resistência. Na aproximação com as religiosidades, mostra-se, portanto, também como um importante aporte na elaboração das teologias feministas da América Latina.

Além de artigos para o Dossiê Corpo, Território, Religião, a Revista também acolhe a submissão de artigos diversos relacionados aos estudos feministas em diálogo com teologia e religião, bem como relatos de experiência, resenhas, entrevistas, memórias, documentos e expressões artísticas e culturais.

Organização do Dossiê: Dra. Wanda Deifelt (Luther College), Dra. Nancy Cardoso (Universidade Metodista de Angola) e Ma. Fabiane Behling Luckow (Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST).

O prazo para envio de artigos é até dia 31 de maio de 2023, através do Portal da Revista. Para as demais sessões (Relatos de experiência, Resenhas, Entrevistas, Memórias, Documentos e Expressões artísticas e culturais) o prazo para envio é até dia 15 de junho de 2023.

Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe editorial através do e-mail coisasdogenero@est.edu.br