Maria Madalena e Paulo

Apóstolos do Ressuscitado

Autores

  • Rita Maria Gomes UNICAP

Palavras-chave:

Novo Testamento, Maria de Magdala, Paulo de Tarso, Igreja primitiva, Apostolado feminino

Resumo

O tema deste artigo é o apostolado instituído pelo Ressuscitado e tem por objetivo principal refletir sobre os dois exemplos desse tipo de apostolado: Maria de Magdala e Paulo de Tarso. A metodologia utilizada é a análise literária dos textos bíblicos, com suporte bibliográfico de dicionários e comentadores. O percurso seguido considera primeiro o critério excludente presente em At 1,21-22. Em seguida, o exemplo de Maria e, na sequência, o de Paulo. Por fim, pondera a relação entre essas duas personagens na Igreja. O resultado da análise revela um processo de apagamento da figura de Maria e uma “propaganda” lucana em favor de Paulo.

Biografia do Autor

Rita Maria Gomes, UNICAP

Doutora em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e professora e pesquisadora na Universidade Católica de Pernambuco [UNICAP]. 

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Gomes, R. M. (2024). Maria Madalena e Paulo: Apóstolos do Ressuscitado. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 10(1), 201–219. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2872