A violência contra as mulheres

Uma releitura a partir do caso de Amnom e Tamar narrado em 2 Samuel 13

Autores

  • Jhonathan James de Sousa Faculdades EST
  • Flávio Schmitt Faculdades EST

Palavras-chave:

Bíblia, Violência, Mulher

Resumo

Este artigo aborda o tema da violência na Bíblia. De forma específica, a violência contra a mulher, tendo como pano de fundo, o caso do abuso sexual incestuoso de Amnom e Tamar, registrado em 2 Samuel 13. O estudo faz uma pesquisa exegética de alguns termos usados para violência no Antigo e Novo Testamentos, uma análise e estruturação mais pontual da narrativa de 2 Samuel 13 e um apanhado bibliográfico sobre a violência nos textos sagrados. Por fim, à luz do que foi evidenciado e analisado, infere-se, desse texto, que a violência é um assunto presente na Bíblia, nomeadamente no Antigo Testamento. Também, ressalta que os textos bíblicos que possuem uma linguagem ou termos que expressam violência, devem ser estudados com um cuidado hermenêutico, evitando interpretações ou aplicações descontextualizadas. Especialmente os textos bíblicos que envolvem questões de gênero.

Biografia do Autor

Jhonathan James de Sousa, Faculdades EST

Doutorando em Teologia Bíblica (NT) pela Faculdades EST. Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdades EST. 

Flávio Schmitt, Faculdades EST

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), professor na Faculdades EST em São Leopoldo/RS.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

de Sousa, J. J., & Schmitt, F. (2024). A violência contra as mulheres: Uma releitura a partir do caso de Amnom e Tamar narrado em 2 Samuel 13. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(1), 220–237. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/genero/article/view/2854