TRANSDISCIPLINARIDADE, O CAMPO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Gilbraz Aragão
  • Mailson Souza

Palavras-chave:

Estudos de Religião, Epistemologia das Ciências da Religião, Metodologia do Ensino Religioso

Resumo

O Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas, desde que aprofunde seus fundamentos e desenvolva metodologias apropriadas. Procurando colaborar nesse sentido, o presente ensaio demonstra que uma postura transdisciplinar ajuda a criar conteúdo dialógico no campo das Ciências da Religião e a traduzir pedagogicamente, em processos de aprendizagem libertários, tais conhecimentos religiosos para o Ensino Religioso laico, plural e republicano. A área de conhecimento das Ciências da Religião surgiu para interpretar as experiências de sagrado, de forma aberta à complementariedade das disciplinas científicas e alicerçada sobre uma epistemologia das controvérsias. Em uma linha de desenvolvimento da metodologia interdisciplinar, a transdisciplinaridade pode desenvolver esses fundamentos científico-culturais, construindo conhecimentos através e além das ciências, engendrando uma atitude transcultural e transreligiosa em nossos estudos de religião, que é muito apropriada para sua aplicação ao Ensino Religioso

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Aragão, G. ., & Souza, M. . (2021). TRANSDISCIPLINARIDADE, O CAMPO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO. Estudos Teológicos, 58(1), 42–56. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/479

Edição

Seção

DOSSIÊ