TRANSDISCIPLINARIDADE, O CAMPO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO

Autor/innen

  • Gilbraz Aragão
  • Mailson Souza

Schlagworte:

Estudos de Religião, Epistemologia das Ciências da Religião, Metodologia do Ensino Religioso

Abstract

O Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas, desde que aprofunde seus fundamentos e desenvolva metodologias apropriadas. Procurando colaborar nesse sentido, o presente ensaio demonstra que uma postura transdisciplinar ajuda a criar conteúdo dialógico no campo das Ciências da Religião e a traduzir pedagogicamente, em processos de aprendizagem libertários, tais conhecimentos religiosos para o Ensino Religioso laico, plural e republicano. A área de conhecimento das Ciências da Religião surgiu para interpretar as experiências de sagrado, de forma aberta à complementariedade das disciplinas científicas e alicerçada sobre uma epistemologia das controvérsias. Em uma linha de desenvolvimento da metodologia interdisciplinar, a transdisciplinaridade pode desenvolver esses fundamentos científico-culturais, construindo conhecimentos através e além das ciências, engendrando uma atitude transcultural e transreligiosa em nossos estudos de religião, que é muito apropriada para sua aplicação ao Ensino Religioso

Veröffentlicht

2021-08-19

Zitationsvorschlag

ARAGÃO, G. .; SOUZA, M. . TRANSDISCIPLINARIDADE, O CAMPO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 58, n. 1, p. 42–56, 2021. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/479. Acesso em: 23 nov. 2024.

Konferenzband

Rubrik

DOSSIÊ