Direito fundamental à igualdade de gênero e cyberviolências sexuais nas escolas brasileiras

análise fílmica a partir da série “Adolescência”

Autores

  • Nayane Stephane Antunes Costa Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Mônica M. Tassigny Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (PPGD/UNIFOR). https://orcid.org/0000-0001-9483-0547
  • Bianca Mota do Nascimento Brasil Muniz Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Palavras-chave:

violência de gênero; meninas;; escolas.

Resumo

O artigo investiga como o direito fundamental à igualdade de gênero é resguardado nas escolas brasileiras, a partir da análise de cyber violências sexuais contra adolescentes mulheres e da série documental “Adolescência”. A pesquisa adota abordagem mista: qualitativa, com análise fílmica crítica; e quantitativa, com levantamento de dados oficiais e aplicação de questionário em escola pública. Identificam-se padrões de violência como o cyberbullying sexista e a exposição não consensual de imagens. Conclui-se que tais práticas impactam negativamente meninas, exigindo ações intersetoriais com foco em educação digital crítica, políticas públicas sensíveis ao gênero e fortalecimento da rede protetiva.

Biografia do Autor

Nayane Stephane Antunes Costa, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UNIFOR. Especialista em
Direito e Processo Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Mônica M. Tassigny, Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (PPGD/UNIFOR).

Pós-Doutorado pela Faculté de Droit et Sciences Politiques / Aix-Marseille Université (France) no Instituto
Louis Favoreau - GERJC (UMR-DICE 7318) (2020/2021). Professora titular da Universidade de Fortaleza do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD/UNIFOR).

Bianca Mota do Nascimento Brasil Muniz, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós-Graduanda em Direito Público (FALEG). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Downloads

Publicado

21-11-2025

Como Citar

Costa, N. S. A., Tassigny, M. M. T., & Muniz, B. M. do N. B. (2025). Direito fundamental à igualdade de gênero e cyberviolências sexuais nas escolas brasileiras: análise fílmica a partir da série “Adolescência”. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 11(1). Recuperado de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/4116