Interlocuções entre os movimentos católicos de camponesas brasileiro e equatoriano frente a políticas públicas ambientais

Autores

  • Neusa Schnorrenberger Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0003-0334-2893
  • Rosângela Angelin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Palavras-chave:

Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); Organização de Mulheres Santa Marta (OMSM); políticas públicas ambientais.

Resumo

Historicamente as mulheres do campo são profundas conhecedoras de uma sabedoria tradicional voltada ao cuidado, o que acaba, por abranger o cuidado do meio ambiente natural cuidados estes que refletem na garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nesse sentido, os movimentos de mulheres do campo têm se organizado em prol da tutela ambiental. Frenta ao exposto, a pesquisa empírica qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, assim como em documentos e legislações, volta-se para vislumbrar as interlocuções de ações e de políticas públicas voltadas a tutela do meio ambiente no contexto de lutas de movimentos de camponesas com base católica: Movimento das Mullheres Camponesas (Brasil) e Organização de Mulheres Santa Marta (Equador). O estudo demonstra diferenças culturais e estruturais, ao mesmo tempo que aponta semelhanças entre os movimentos, em especial, na preocupação e promoção de ações de tutela ambiental, por meio de políticas públicas e também de investimentos de instituições. Destaca-se que, a nível de demandas dos movimentos, o MMC, em comparação a OMST tem positivado mais direitos, enquanto as camponesas equatorianas ainda buscam direitos primários. Sobretudo, destaca-se a força e determinação destes movimentos em promover um meio ambiente equitativo, em todas as suas formas.

Biografia do Autor

Neusa Schnorrenberger, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Direito. PPGDireito URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS.

Rosângela Angelin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-Doutora em Teologia. Doutora em Direito. PPGDireito URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS.

Downloads

Publicado

21-11-2025

Como Citar

Schnorrenberger, N., & Angelin, R. (2025). Interlocuções entre os movimentos católicos de camponesas brasileiro e equatoriano frente a políticas públicas ambientais. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 11(1). Recuperado de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/3361

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)