Círculos de cultura e círculos dialógicos

Processos de auto(trans)formação docente em contextos migratórios

Autores

Palavras-chave:

Interculturalidade, Círculos de cultura, Formação dialógica, Extensão

Resumo

Este artigo traz parte da intensa experiência vivida no curso de extensão "Círculos de Cultura e Círculos Dialógicos: Processos de Auto(trans)formação com Docentes", proposto pelas pesquisadoras no âmbito da UFRGS durante o segundo semestre de 2023, nos municípios de Porto Alegre e Canoas. Este curso foi elaborado com o objetivo de ser um espaço de formação dialógica voltado para professores da educação básica para refletir sobre o modo como os docentes enfrentam o desafio do diálogo intercultural em suas práticas pedagógicas, particularmente ao acolher crianças imigrantes nas redes de ensino. Os resultados dos três primeiros encontros enfatizaram a importância do reconhecimento da diversidade cultural no ambiente escolar e da implementação de práticas pedagógicas inclusivas. O curso permitiu aos docentes identificarem desafios específicos enfrentados em suas práticas pedagógicas e compartilhar estratégias bem-sucedidas para superá-los, além de refletirem sobre suas abordagens metodológicas, a fim de promover o diálogo e a cooperação entre diferentes grupos culturais. As experiências compartilhadas destacaram a importância de possibilitar a comunicação e expressão cultural dos alunos, essenciais ao diálogo intercultural, através do uso de tecnologias e dispositivos de tradução, bem como do emprego de linguagens não verbais, como dança e música.

Biografia do Autor

Carolina Araújo da Rosa, UFRGS

Professora da Rede Municipal de Educação em Canoas-RS/Mestranda no PPGEdu-UFRGS.

Jeruza Santos Nobre, UFRGS

Professora RME de Gravataí - RS, doutoranda em educação - PPGEDU UFRGS. 

Magali Mendes de Menezes, UFRGS

Dra em Filosofia, professora/pesquisadora do PPPGEdu/Faculdade de Educação, UFRGS.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Araújo da Rosa, C. ., Santos Nobre, J. ., & Mendes de Menezes, M. . (2024). Círculos de cultura e círculos dialógicos : Processos de auto(trans)formação docente em contextos migratórios. Coisas Do Gênero: Revista De Estudos Feministas Em Teologia E religião, 10(1), 141–161. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/genero/article/view/2960