A sombra da imagem e a luz do afeto
a dualidade da verdade na fenomenologia de Michel Henry
Palabras clave:
Fenomenologia, Verdade, Mundo, Vida, Michel HenryResumen
O artigo, fundamentado na filosofia de Michel Henry, discute a dualidade da verdade. A primeira, a "verdade do mundo", manifesta-se no plano de luz onde os fenômenos se revelam na exterioridade, sendo percebida através da experiência humana. No entanto, a verdade desse mundo é contingente e temporal, e seu aparecimento é apenas uma imagem que se esvai continuamente para o nada. A segunda, a "verdade da Vida", é uma categoria de verdade pura e absoluta que se autorrevela, sendo identificada com a manifestação de Deus. O texto argumenta que, diferentemente da busca tradicional por Deus na exterioridade do mundo, a sua manifestação só pode ser percebida na interioridade da Vida, através do sentir e do afeto. Conclui-se que o amor é a própria revelação de Deus, acessível na fruição da vida.
Citas
DIMAS, Samuel. A encarnação do Deus invisível em Michel Henry. Humanística e Teologia, Lisboa, n. 35. v. 2, 2014, p. 80, 67-85.
HENRY, Michel. O que é isso a que chamamos de vida?. In: MARQUES, R. V., MANZI FILHO, R. (Orgs). Paisagens da Fenomenologia Francesa. Tradução Rodrigo V. Marques. Conferência pronunciada na Universidade de Québec em Trois-Rivières, em primeiro de novembro de 1977. Curitiba: Editora UFPR, 2011.
HENRY, Michel. Eu sou a verdade: por uma filosofia do cristianismo. Trad. Carlos Nougué. 1ª ed. São Paulo: É Realizações, 2015.
WONDRACEK, Karin H. K. Ser nascido na Vida: a contribuição da fenomenologia da Vida de Michel Henry para a clínica. São Leopoldo : Escola Superior de Teologia, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.