Adolescência

identidade na pós-modernidade

Autores/as

  • Rita de Cássia da Silva Cunha Faculdades EST

Palabras clave:

Adolescência, Identidade, Pós-modernidade

Resumen

Este artigo explora o conceito de adolescência sob diversas perspectivas, abordando suas definições biológicas, psicológicas, sociais e históricas. Analisa a complexidade da delimitação etária da adolescência, considerando as influências culturais e legais, e discute a construção da identidade adolescente na pós-modernidade. O estudo com foco na moratória psicossocial de Erik Erikson e nas concepções de identidade de Stuart Hall e Jean-François Lyotard, oferece uma compreensão multifacetada desse período de desenvolvimento humano.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia da Silva Cunha, Faculdades EST

Doutoranda em Teologia pela Faculdades EST, Mestre em Teologia Prática (cinema, adolescência e sentido de vida) pela Faculdades EST (2023), Especialista em Cultura Pop pela Faculdades EST(2022) e graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (2009). Atualmente é professora- Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

Publicado

2025-10-01

Cómo citar

CUNHA, R. de C. da S. . Adolescência: identidade na pós-modernidade. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/cult/article/view/4193. Acesso em: 10 oct. 2025.