ESTATUETAS DE PILAR

AVALIAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA BÍBLICA

Autores/as

  • Rodrigo Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-Engenheiro Coelho, SP)
  • Vanessa Meira Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-Engenheiro Coelho, SP)
  • Isaac Malheiros Meira Junior Unasp

Palabras clave:

Estatuetas de pilar, Arqueologia bíblica, Judá, Levante

Resumen

O Museu de Arqueologia Bíblica (MAB) possui uma coleção de estatuetas que representa um rico registro arqueológico da região sírio-palestina, destacando-se as estatuetas pilares (Judean Pillar Figurines, JPF) do período do Ferro IIC. O objetivo deste artigo é avaliar a coleção de estatuetas de pilar. O estudo dessas imagens traz à tona informações sobre as crenças religiosas e práticas socioculturais da antiga Judá. A identificação e interpretação das JPF são variadas e controversas, sugerindo desde representações de deusas como Aserá até simples objetos rituais. A abordagem metodológica mais adequada ao estudo dessas peças deve considerar múltiplas fontes de evidência, textuais e arqueológicas, para evitar subjetivismo excessivo. A ausência de consenso e a diversidade de interpretações evidenciam a necessidade de um criterioso exame das evidências materiais e textuais para uma compreensão mais holística do papel das JPF na antiga sociedade judaica.

Biografía del autor/a

Rodrigo Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-Engenheiro Coelho, SP)

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (1992), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999), mestrado em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE (1996). Especialização em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1998). Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção - atualmente vindulada à PUC SP (2001). Estudos pós doutorais com concentração em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). Doutor em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo com bolsa da Capes a partir de novembro de 2010 a março de 2011. É professor de Teologia e Arqueologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho. É Diretor do Museu de Arqueoologia Bíblica (MAB/UNASP) e apresentador do documentário semanal "Evidências", transmitido pela TV Novo Tempo.

Vanessa Meira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-Engenheiro Coelho, SP)

Escritora, Pedagoga, Doutora em Teologia (Teologia Prática - Faculdade EST, São Leopoldo, RS), Mestra em Teologia (Religião e Educação - EST, São Leopoldo, RS, 2017). Docente do PPG em Teologia do Unasp, Engenheiro Coelho, SP.

Isaac Malheiros Meira Junior, Unasp

Faz estudos pós-doutorais em Novo Testamento na Andrews University (Berrien Springs, EUA), Doutor em Teologia (Tradições e Escrituras Sagradas) pela Escola Superior de Teologia (EST - São Leopoldo, RS), Mestre em Teologia (Leitura e Ensino da Bíblia) pela EST (2015). Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2004). Fez Especialização em Educação Religiosa Escolar e Teologia Comparada pela Escola Superior Aberta do Brasil (2011). Atua como professor de Teologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC).

Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Silva, R., Meira, V., & Malheiros Meira Junior, I. (2025). ESTATUETAS DE PILAR: AVALIAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA BÍBLICA. Protestantismo Em Revista, 51(1), 1–20. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3487

Número

Sección

DEBATES TEOLÓGICOS