PROVOCAÇÕES ACERCA DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Telma Maria Nascimento

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ciências das Religiões

Resumo

O artigo pretende levantar provocações acerca da inclusão do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde 2017, como área do conhecimento do Ensino Fundamental. A pesquisa é documental e bibliográfica, debruçando-se sobre as versões precedentes da BNCC, como fonte primária, e, na esteira do debate, tem-se a literatura especializada nesse tema. Em três passos: analisa-se a trajetória da BNCC; descreve-se o percurso do Ensino Religioso nesse documento; apresenta-se uma reflexão sobre a presença desse Componente Curricular na BNCC. Conclui-se que a permanência do Ensino Religioso na BNCC poderá pavimentar caminhos para abordagens pedagógicas não confessionais e isentas de proselitismos e preconceitos.

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Maria Nascimento, T. . (2023). PROVOCAÇÕES ACERCA DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Protestantismo Em Revista, 48(2), 120–130. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/2828

Edição

Seção

RELIGIÃO, ARTE E CULTURA

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