O apocalipse midiático na produção cultural evangélica

Autores/as

  • Elisa Hoerlle

Palabras clave:

midiatização evangélica, apocalípticos-integrados, indústria cultural

Resumen

Enquanto a religião evangélica é transformada pela incorporação de lógicas e operações dos meios de comunicação de massa, percebemos um redesenho no seu espaço interacional. Nesse artigo expandiremos a discussão sobre uma categoria de trabalho que se destacou na análise da indústria cultural evangélica: a produção apocalíptica. Questionamos como os evangélicos pensam a atividade midiática, e que diferentes funções esses discursos exercem no campo religioso. Com isto, pretendemos amadurecer a compreensão sobre articulações e disputas entre os campos responsáveis pela produção de sentidos. Nossos casos reúnem atores em diferentes relações institucionais: livretos de um pastor; revista de uma organização para-eclesiástica; e, por último, vídeos conspiratórios de um produtor independente.

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

Hoerlle, E. (2025). O apocalipse midiático na produção cultural evangélica. Protestantismo Em Revista, 36(1), 151–169. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3947

Número

Sección

RELIGIÃO, ARTE E CULTURA