Ética na perspectiva filosófica tradiconal, psicológica genética e cristã

um estudo sobre a formação ética no sujeito

Autores/as

  • Roseline Nascimento de Ardiles
  • Mara Núbia de Morais Cruz Salles

Palabras clave:

Ética, Filosofia Tradicional, Psicologia Genética, Cristã

Resumen

As decisões e comportamentos destes, portanto, se fundamentam no conjunto de suas crenças, construídas de valores morais e não morais que o indivíduo considera ser certo ou errado, surgindo deste contexto, o conteúdo da formação ética e moral. Buscou-se compreender como se dá o processo de formação ética na filosofia tradicional, psicogenética de Piaget e Cristã. Fora realizada análise qualitativa na literatura secular de Emanuel Kant, Jean Piaget e na Bíblia Sagrada buscando as possíveis relações e divergências teóricas existentes entre esses paradigmas. Verificou-se que apesar das filosofias tradicional, psicogenética e cristã apresentarem o mesmo objetivo quando da necessidade da Disciplina Ética, pois todas elas se propõem a buscar o “bom” e o “bem”, as definições, conceitos, conteúdo e formação ética no sujeito se evidenciam distintas. Ao abordar a formação ética no sujeito, a filosofia tradicional de Emanuel Kant aponta para o imperativo categórico, independente da ação humana, se opondo ao pensamento psicogenético e cristão, pois estes pontuam a necessidade da ação do sujeito, enfatizando primeiramente o “querer”, para, em seguida “efetuar” ações ética e morais.

Publicado

2025-05-22

Cómo citar

de Ardiles, R. N., & de Morais Cruz Salles, M. N. (2025). Ética na perspectiva filosófica tradiconal, psicológica genética e cristã: um estudo sobre a formação ética no sujeito. Protestantismo Em Revista, 31(1), 45–59. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3876

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Artículos más leídos del mismo autor/a