Ciência e religiosidades

dois métodos epistemológicos ou duas formas de ver o mundo?

Autores/as

  • Evanor Daniel de Castro

Palabras clave:

Ciência, Religião, Epistemologia, Simbólica, Objetos transicionais

Resumen

O autor pretende sugerir um diálogo epistemológico, defendendo a seguinte premissa: as religiosidades e o conhecimento científico são formas distintas e legítimas de compreender a sociedade e o cosmos. Para estabelecer esse diálogo entre o método científico e a vivência religiosa, deve-se, primeiro, fundamentar a religiosidade como uma forma de conhecer o mundo. Para isso, usar-se-á dois teóricos. Primeiro, Paul Ricoeur com sua hermenêutica da simbólica. E, num segundo momento, o psicanalista Winnicott com sua teoria dos objetos transicionais.  A hermenêutica de Paul Ricoeur nos possibilita pensar linguagem mitológica como um instrumento de significação e sentido do agir humano e como direcionamento da vida em sociedade. Em Winnicott, é possível fundamentar a religiosidade como meio de autonomia do indivíduo social - e não como uma ilusão da personalidade como defendia Freud.

Publicado

2025-05-21

Cómo citar

de Castro, E. D. (2025). Ciência e religiosidades: dois métodos epistemológicos ou duas formas de ver o mundo?. Protestantismo Em Revista, 28(1), 80–86. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3837

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO