Ação-Reflexão-Ação

A Prática Reflexiva como elemento transformador do cotidiano educativo

Autores/as

  • Miguel Ângelo Schmitt

Palabras clave:

Prática Reflexiva, Formação Docente, Práxis, Professor

Resumen

O presente estudo busca compreender como a concepção de prática reflexiva está concebida para os ideários e nos fazeres pedagógicos contemporâneos. Ao refletir sobre os conhecimentos inerentes a realização da práxis educativa, pode-se afirmar que existe a necessidade de planejamento e reestruturação das formas de pensar e agir na educação. Trata-se, portanto, da busca por novos conhecimentos, por meio da reflexão sobre a prática. É justamente, aqui, que surge uma competência essencial ao professor que pretende se lançar no desafio de rever algumas tradições vividas e aprendidas em sua formação. Percebe-se, a necessidade de uma unidade dialética, por meio da reflexão constante sobre a prática. O grande desafio é, portanto, saber onde buscar algo que não existe, uma nova forma de ensinar respeitando tudo o que foi vivido, num processo de criação assistido pelo passado, construindo uma concepção adequada à realidade dos contextos escolares, respeitando as peculiaridades e seus sujeitos.

Publicado

2025-05-10

Cómo citar

Schmitt, M. Ângelo. (2025). Ação-Reflexão-Ação: A Prática Reflexiva como elemento transformador do cotidiano educativo. Protestantismo Em Revista, 25(1), 59–65. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3779

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO