Uma leitura sobre a relação entre fé cristã e vida pública no pensamento político de José de Souza Marques sobre a educação em impressos do Rio de Janeiro entre as décadas de 1920 e 1950
Palabras clave:
José de Souza Marques, Protestantismo, Educação, Religião e Espaço Público, Teologia PúblicaResumen
A trajetória de José de Souza Marques (1894-1974), pastor batista, educador e político, é marcada pelos desafios de integração social de pessoas negras no início do século XX e, precisamente por esse motivo, destaca-se pela sensibilidade com as injustiças e processos de vulnerabilização vividos pelas pessoas pobres. A conversão ao protestantismo e o acesso à educação, elementos fundamentais na sua biografia, constituem razões determinantes para a sua ascensão social, características que se refletem em sua atuação pública. Com natureza documental, este estudo se dedica à leitura de artigos, entrevistas e reportagens com Souza Marques presentes em registros de jornais impressos no Rio de Janeiro entre os anos de 1928 e 1952, período anterior ao seu primeiro mandato político que teve início em 1960. A análise desses textos revela a centralidade da educação em seu pensamento e engajamento público, sendo construída na intersecção entre fé protestante com influência estadunidense, sensibilidade social e a defesa ampla do acesso à educação como caminho para a ascensão social e o desenvolvimento nacional. O estudo sobre Souza Marques, desse modo, possibilita refletir a respeito das reconfigurações do espaço público brasileiro e sobre a incidência pública de um protestantismo bastante minoritário, mas atuante, sobretudo, no âmbito educacional.








