Educar para a esfera pública

inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia

Autores/as

  • Eneida Jacobsen

Palabras clave:

Esfera pública, Educação, Diálogo, Teologia

Resumen

Constatando-se que a sociedade brasileira, desde o fim da Ditadura Militar, experimenta espaços de interação dialógica e de participação democrática através da constituição de uma esfera pública, argumenta-se, a partir de inferências políticas, pedagógicas e teológicas, que um modo dialógico de teologia é uma contribuição adequada neste novo contexto democrático. Em relação ao campo político, recorre-se à noção de esfera pública enquanto espaço disperso de interação comunicativa que vem sendo formado no interior da sociedade brasileira. No âmbito da pedagogia, resgata-se, entre outros, contribuições de Paulo Freire quanto ao conceito de diálogo, a categoria de criticidade como elaborado por João Morais e a proposta da interdisciplinaridade enquanto possibilidade de um encontro dialógico entre as ciências. Finalmente, em relação à teologia, enfatiza-se a importância de um aprendizado para a esfera pública e, consequentemente, para um modo de interação crítico-dialógico engajado com o bem-comum da sociedade.

Publicado

2025-05-06

Cómo citar

Jacobsen, E. . (2025). Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia. Protestantismo Em Revista, 20(1), 71–79. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3719