Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação

Autores/as

  • Adair Adams
  • Fábio César Junges

Palabras clave:

Virada hermenêutica, Educação, Conhecimento

Resumen

Considerando a reviravolta provocada pela hermenêutica em várias áreas do pensamento, em especial no âmbito das ciências humanas, o presente artigo a descreve na educação, enquanto filosofia hermenêutica e hermenêutica filosófica, com seus princípios de justificação e elementos organizadores. Esses elementos organizadores compreensivos na educação levam a interpretar o presente como uma época da razão educativa hermenêutica. Ao apresentar a virada hermenêutica contemporânea, o artigo remonta a pressupostos do modo de operar e do horizonte geral da educação. Pensar a educação a partir da hermenêutica significa repensar seus pressupostos, seu limites, suas condições, sua estrutura, como condição do ser e fazer educação na compreensão de mundo do século XXI.

Publicado

2025-05-06

Cómo citar

Adams, A., & Junges, F. C. (2025). Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação. Protestantismo Em Revista, 20(1), 65–70. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3718