A fé como um dos elementos no processo de formação de professoras-estudantes do PARFOR

Autores/as

  • Ivonete Barreto de Amorim
  • Elaine Pedreira Rabinovich

Palabras clave:

Formação no PARFOR, Professoras, estudantes, fé

Resumen

Esta pesquisa explicita seu bojo, algumas reflexões acerca da fé como um dos elementos no processo de formação de professoras-estudantes do PARFOR. A formação de professores no Brasil tem impresso uma marca vincada no currículo e em aspectos cognitivos que reverberam sobre a profissão docente. Sabe-se que a trajetória de formação envolve movimentos dialógicos para além da cognição e do currículo, sobretudo, questões que envolvem a movimentos internos do próprio sujeito. Com efeito, o presente trabalho revela alguns resultados de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos que adotou a entrevista narrativa e o mapa do self como dispositivos de coleta das informações de dez professoras-estudantes do curso de Pedagogia promovido pelo PARFOR no município de Serrinha-BA. O estudo revelou que a fé consiste em mola impulsionadora do selves de professoras-estudantes durante a formação, sobretudo durante os momentos de apoio e não-apoio vivenciado no processo formativo.

Publicado

2025-06-04

Cómo citar

de Amorim, I. B. ., & Rabinovich, E. P. (2025). A fé como um dos elementos no processo de formação de professoras-estudantes do PARFOR. Protestantismo Em Revista, 44(2), 31–40. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3511