A “Mcdonaldização” da fé - um estudo sobre os evangélicos brasileiros

Authors

  • Eduardo Guilherme de Moura Paegle

Keywords:

“Mcdonaldização”, Evangélicos, Espetáculo, Mídia e trânsito religioso

Abstract

Este trabalho analisa diversas questões contemporâneas envolvendo os evangélicos brasileiros, entre eles, podemos citar: a fé vista como espetáculo, a relação com a mídia e a sociedade imagética, bem como a inserção desse grupo religioso enquanto mercado consumidor. Utiliza-se nesta análise a “Mcdonaldização”, como metáfora para as características que permeiam notadamente os grupos neopentecostais, mais centrados no descarte da memória, quando comparados aos grupos ligados a Reforma Protestante do século XVI, tornando o campo religioso brasileiro mais plural e dinâmico e acentuando o trânsito religioso.  

Published

2025-05-01

How to Cite

de Moura Paegle, E. G. (2025). A “Mcdonaldização” da fé - um estudo sobre os evangélicos brasileiros. Protestantismo Em Revista, 17(1), 86–99. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3675

Conference Proceedings Volume

Section

DOSSIÊ

Most read articles by the same author(s)