UMA ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO NA INFÂNCIA E NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Roberta Andrade Ventura
  • Sabrina dos Santos Campos Lenci
  • Tânia Mara Hachbart da Rocha
  • Claudete Beise Ulrich

Palavras-chave:

Fenômeno Religioso, Educação Infantil, Creches no Brasil

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a presença do fenômeno religioso nos espaços escolares brasileiros, mormente o contexto da educação infantil. Trata-se de uma análise das relações entre a religião e a educação brasileira em três passos: o imbricamento entre o fenômeno religioso e a educação, a religiosidade na educação infantil e um breve esboço sobre a trajetória da educação infantil no contexto brasileiro. Compreende-se que a educação infantil rompeu, no decorrer do tempo, com uma perspectiva assistencialista e isso favorece o estabelecimento de uma educação crítica e reflexiva. A escola, portanto, constitui o espaço privilegiado para a formação de sentidos, sobretudo nas fases iniciais da educação.

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Publicado

07-07-2023

Como Citar

Andrade Ventura, R., dos Santos Campos Lenci, S., Mara Hachbart da Rocha, T., & Beise Ulrich, C. (2023). UMA ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO NA INFÂNCIA E NA EDUCAÇÃO. Protestantismo Em Revista, 47(2), 3–15. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/2518

Edição

Seção

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO