ETNOMATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO

O QUE DIZ UM GRUPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Curso de Pedagogia, ensino de matemática

Resumo

O presente artigo, recorte de uma dissertação do Mestrado, tem como objetivo central
problematizar como estudantes indígenas de um Curso de Pedagogia, no Oiapoque, evidenciam a
passagem do tempo em suas aldeias. Tendo como aportes teórico-metodológicos o campo da
etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein, a
investigação, qualitativa, também intentou examinar as semelhanças de família dos jogos de
linguagem matemáticos expressos pelos estudantes com aqueles usualmente presentes na
matemática escolar. Os materiais de pesquisa foram constituídos por enunciações - gravadas e
posteriormente transcritas - e produções escritas dos estudantes, bem como pelo diário de campo
da professora pesquisadora. Os resultados da análise, descritiva, permitiu inferir que os estudantes
reconheceram a existência de distintos jogos de linguagem matemáticos e semelhanças de família
existentes entre eles, favorecendo interlocuções passíveis de serem efetivadas nas escolas de
educação básica.

Biografia do Autor

Katia Ligia Vieira Lira, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ensino das Ciências Exatas-Univates(2022) e em Ciências da Educação-Facnorte(2015), especialista em Metodologia Ativa-Univates(2021) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional-Uninter(2012), graduada em Pedagogia-UFCG(2004) . Atua como professora na Universidade Federal do Amapá - Campus Binacional na cidade de Oiapoque - AP, sendo integrante do Colegiado de Pedagogia atuando nas disciplinas Letramento e Alfabetização; Teoria e Prática do Ensino na Educação Infantil; Concepções de Currículo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e outras. Coordenadora e membro do NDE, Coordenadora do Curso de Pedagogia, membro do Conselho do Campus Binacional, membro do Conselho Municipal de Educação e da Equipe do Plano Municipal de Educação e de seu monitoramento. 

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

Giongo, I. M., & Vieira Lira, K. L. (2025). ETNOMATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO: O QUE DIZ UM GRUPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?. Identidade!, 30(1), 114–132. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3482

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.