ETNOMATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO
O QUE DIZ UM GRUPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?
Palavras-chave:
Etnomatemática, Curso de Pedagogia, ensino de matemáticaResumo
O presente artigo, recorte de uma dissertação do Mestrado, tem como objetivo central
problematizar como estudantes indígenas de um Curso de Pedagogia, no Oiapoque, evidenciam a
passagem do tempo em suas aldeias. Tendo como aportes teórico-metodológicos o campo da
etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein, a
investigação, qualitativa, também intentou examinar as semelhanças de família dos jogos de
linguagem matemáticos expressos pelos estudantes com aqueles usualmente presentes na
matemática escolar. Os materiais de pesquisa foram constituídos por enunciações - gravadas e
posteriormente transcritas - e produções escritas dos estudantes, bem como pelo diário de campo
da professora pesquisadora. Os resultados da análise, descritiva, permitiu inferir que os estudantes
reconheceram a existência de distintos jogos de linguagem matemáticos e semelhanças de família
existentes entre eles, favorecendo interlocuções passíveis de serem efetivadas nas escolas de
educação básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Identidade!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.