ETNOMATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO

O QUE DIZ UM GRUPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, Curso de Pedagogia, ensino de matemática

Resumen

O presente artigo, recorte de uma dissertação do Mestrado, tem como objetivo central
problematizar como estudantes indígenas de um Curso de Pedagogia, no Oiapoque, evidenciam a
passagem do tempo em suas aldeias. Tendo como aportes teórico-metodológicos o campo da
etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein, a
investigação, qualitativa, também intentou examinar as semelhanças de família dos jogos de
linguagem matemáticos expressos pelos estudantes com aqueles usualmente presentes na
matemática escolar. Os materiais de pesquisa foram constituídos por enunciações - gravadas e
posteriormente transcritas - e produções escritas dos estudantes, bem como pelo diário de campo
da professora pesquisadora. Os resultados da análise, descritiva, permitiu inferir que os estudantes
reconheceram a existência de distintos jogos de linguagem matemáticos e semelhanças de família
existentes entre eles, favorecendo interlocuções passíveis de serem efetivadas nas escolas de
educação básica.

Biografía del autor/a

Katia Ligia Vieira Lira, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ensino das Ciências Exatas-Univates(2022) e em Ciências da Educação-Facnorte(2015), especialista em Metodologia Ativa-Univates(2021) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional-Uninter(2012), graduada em Pedagogia-UFCG(2004) . Atua como professora na Universidade Federal do Amapá - Campus Binacional na cidade de Oiapoque - AP, sendo integrante do Colegiado de Pedagogia atuando nas disciplinas Letramento e Alfabetização; Teoria e Prática do Ensino na Educação Infantil; Concepções de Currículo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e outras. Coordenadora e membro do NDE, Coordenadora do Curso de Pedagogia, membro do Conselho do Campus Binacional, membro do Conselho Municipal de Educação e da Equipe do Plano Municipal de Educação e de seu monitoramento. 

Publicado

2025-08-08

Cómo citar

Giongo, I. M., & Vieira Lira, K. L. (2025). ETNOMATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO: O QUE DIZ UM GRUPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?. Identidade!, 30(1), 114–132. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3482

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.