ETNOMATEMÁTICA E A PASSAGEM DO TEMPO
O QUE DIZ UM GRUPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?
Palabras clave:
Etnomatemática, Curso de Pedagogia, ensino de matemáticaResumen
O presente artigo, recorte de uma dissertação do Mestrado, tem como objetivo central
problematizar como estudantes indígenas de um Curso de Pedagogia, no Oiapoque, evidenciam a
passagem do tempo em suas aldeias. Tendo como aportes teórico-metodológicos o campo da
etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein, a
investigação, qualitativa, também intentou examinar as semelhanças de família dos jogos de
linguagem matemáticos expressos pelos estudantes com aqueles usualmente presentes na
matemática escolar. Os materiais de pesquisa foram constituídos por enunciações - gravadas e
posteriormente transcritas - e produções escritas dos estudantes, bem como pelo diário de campo
da professora pesquisadora. Os resultados da análise, descritiva, permitiu inferir que os estudantes
reconheceram a existência de distintos jogos de linguagem matemáticos e semelhanças de família
existentes entre eles, favorecendo interlocuções passíveis de serem efetivadas nas escolas de
educação básica.
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