A PEDAGOGIA RIKBAKTSA

SABERES E FAZERES EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação indígena, Ação Educativa

Resumo

O trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado 1 que objetivou identificar e
compreender os processos socioeducativos (geração, sistematização e difusão) do povo
Rikbaktsa, sua relação com os conhecimentos matemáticos e seu espaço escolar. O processo
metodológico de cunho etnográfico alinhado aos pensamentos Dambrosianos, abordaram as
correntes da etnomatemática, explorando a diversidade na produção de conhecimento matemático
e sua difusão em diferentes sistemas culturais. Trazemos aspectos antropológicos, educacionais e
políticos convergindo-os com aspectos culturais e alicerçados pelos fundamentos do pensamento
freireano, tendo como foco, o cotidiano Rikbaktsa. Assim, constrói-se uma relação entre ser, saber
e fazer permeados pelo domínio da natureza, pela extração de produtos para sobrevivência, pela
confecção de artefatos, pela composição de ritos, mitos e cerimônias.

Biografia do Autor

Elani dos Anjos Lobato, UNEMAT

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e graduação em LETRAS pela Fundação Universidade do Tocantins, UNITINS (2011). Com Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT (2012). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus Deputado Estadual Renê Barbour - Barra do Bugres/MT. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),sediado na Cidade Universitária do Campus Universitário de Cáceres - MT.

Mônica Taffarel, Universidade Federal de Mato Grosspo do Sul - UFMS

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (2018) pela UNEMAT - Campus Barra do Bugres/MT. Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas - Paraná - FACIPAL (2002), especialização (2003) em Matemática na área de Ciências Exatas na mesma instituição de ensino. Desde 2007 é professora efetiva no estado de Mato Grosso no município de Juína, atuando em escolas estaduais de ensino fundamental e médio, ministrando aulas de matemática. Foi professora formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso - CEFAPRO, nos anos de 2009, 2010, 2015, 2016 e 2017. Atualmente é professora na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, ministrando aulas de matemática nas turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Victor Luiz Duarte Rigotti, Professor da Educação Básica SEDUC/MT.

Sou professor e pesquisador na área da educação básica, principalmente na rede estadual com a disciplina de Biologia. Concluí o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT Campus de Barra do Bugres em 2019. Atuei com ensino superior na formação inicial docente do curso de Ciências Biológicas do IFMT Campus Juína com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com a Residência Pedagógica (RP) em escolas públicas. Nos anos de 2022 e 2023 fiz duas disciplinas no Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, para o aperfeiçoamento profissional como aluno especial. Busco pesquisar com os temas: práticas pedagógicas em biologia e ciências da natureza, relações étnico raciais e religiosas, bem como as políticas públicas educacionais e formação (inicial) docente. Atuei como formador de Ciências da Natureza da Coordenadoria de Formação Continuada (COFOR) da Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande (DRE/VG) e posteriormente como ponto focal de todas políticas que envolvem o Ensino Médio da Diretoria Regional Metropolitanal, situada em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7363-9719

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Publicado

08/08/2025

Como Citar

dos Anjos Lobato, E. ., Taffarel, M., & Duarte Rigotti, V. L. (2025). A PEDAGOGIA RIKBAKTSA: SABERES E FAZERES EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS. Identidade!, 30(1), 189–204. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3483