A PEDAGOGIA RIKBAKTSA
SABERES E FAZERES EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS
Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação indígena, Ação EducativaResumo
O trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado 1 que objetivou identificar e
compreender os processos socioeducativos (geração, sistematização e difusão) do povo
Rikbaktsa, sua relação com os conhecimentos matemáticos e seu espaço escolar. O processo
metodológico de cunho etnográfico alinhado aos pensamentos Dambrosianos, abordaram as
correntes da etnomatemática, explorando a diversidade na produção de conhecimento matemático
e sua difusão em diferentes sistemas culturais. Trazemos aspectos antropológicos, educacionais e
políticos convergindo-os com aspectos culturais e alicerçados pelos fundamentos do pensamento
freireano, tendo como foco, o cotidiano Rikbaktsa. Assim, constrói-se uma relação entre ser, saber
e fazer permeados pelo domínio da natureza, pela extração de produtos para sobrevivência, pela
confecção de artefatos, pela composição de ritos, mitos e cerimônias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Identidade!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.