Teologia pública, igreja e sociedade

a reconfiguração da reflexão teológica na esfera pública

Autores

  • Elaine Pinheiro Neves de Macedo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mary Rute Gomes Esperandio Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v64i1.946

Palavras-chave:

Teologia Pública, Reino de Deus, Igreja e sociedade, Teologia Pública no Brasil

Resumo

Na última década, a Teologia Pública vem se desenvolvendo no Brasil como um profícuo campo de reflexão teológica. Este estudo objetiva destacar alguns elementos da Teologia Pública, a partir das contribuições de Bonhoeffer, Tillich, Tracy e Sinner, a fim de aprofundar sua importância para a sociedade e, em especial, no campo da saúde. O estudo é básico, exploratório e bibliográfico; a revisão tem cunho narrativo. Os resultados apontam que os referidos autores vêm se constituindo como referenciais teóricos para a Teologia Pública no Brasil. Destaca-se o consenso teórico-conceitual entre eles, apesar dos contextos distintos em que cada um desenvolveu seu pensamento; o ponto em comum é o compromisso da reflexão da fé como horizonte de sentido frente às demandas sociais. O estudo salienta o caráter essencial de diálogo constante da Teologia com os diferentes espaços públicos, a sociedade mais ampla, a Academia e a Igreja. Um exemplo de campo de atuação e lócus teológico que representaria uma ponte entre Academia e Sociedade é o contexto do cuidado espiritual às pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência que, entretanto, ainda é pouco explorado pela Teologia. 

Biografia do Autor

Elaine Pinheiro Neves de Macedo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Teologia, Área de concentração: Ético-Social, Linha de Pesquisa Teologia e Sociedade pelo PPGTeologia PUCPR. Mestre em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Universidade Norte do Paraná. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1990). Graduada em História pela Universidade Norte do Paraná, Londrina (2011). Especialista em Metodologia da Pesquisa pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1996), Especialista em Psicomotricidade Relacional pela Faculdade de Artes e CIAR de Curitiba (2005), Especialista em Capelania pela Unyleya (2022), Especilaista Multiprofissional em Cuidados Paliativos (2022). Professora no Curso de Especialização em Gerontologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisadora junto ao Projeto: ?Subjetividade Contemporânea, Religiosidade e Saúde?, liderado pela Professora Doutora Mary Rute Gomes Esperandio. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética - SBB.

Mary Rute Gomes Esperandio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Pesquisadora na temática da Espiritualidade e Saúde desde 2009. Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Realizou pós-doutorado (2013) em Psicologia da Religião pela Indiana University South Bend, em South Bend - USA e em Cuidados Paliativos (2018-2019) na University of Humanistic Studies - UHS, in Utrecht, Holanda. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e também em Pedagogia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1992). Tem Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Teologia, pela Escola Superior de Teologia. Tem experiência na docência teológica e em bioética, com ênfase na interface Psicologia, Bioética e Teologia. Desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde, Compaixão, Subjetividade Contemporânea e Religiosidade, Coping Religioso/Espiritual, Apego a Deus e Conflitos espirituais. É membro da Sociedade Brasileira de Bioética; membro da IAPR - International Association for the Psychology of Religion (2011). Representante brasileira no Grupo de Trabalho "Spiritual Care" na European Association for Palliative Care - EAPC. Foi Coordenadora pro-tempore dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação na área de Ciências da Religião e Teologia (2016-2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Nível 1D, do CNPq.    

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

MACEDO, E. P. N. de .; ESPERANDIO, M. R. G. Teologia pública, igreja e sociedade: a reconfiguração da reflexão teológica na esfera pública. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 64, n. 1, 2024. DOI: 10.22351/et.v64i1.946. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/946. Acesso em: 22 jan. 2025.