O ESTUDO DA DIACONIA COMO DISCIPLINA ACADÊMICA

Autores

  • Kjell Nordstokke

Palavras-chave:

Diaconia, Ecumenismo, Disciplina acadêmica, Diaconia acadêmica

Resumo

Este artigo discute a compreensão do termo diaconia numa perspectiva histórica,sobretudo desde sua introdução na Alemanha no século XIX, quando foi usado paradesignar obras caritativas fundadas por pessoas ligadas à igreja protestante. Essas fundaram instituições diaconais, que também formaram ordens de diaconisas e diáconos. Apresenta interpretações teológicas da prática diaconal ao longo dos últimos 150 anos, refl etindo diversos contextos históricos e sociopolíticos, fi nalizando com uma introdução ao conceito diaconia ecumênica, assim como esse tem surgido no movimento ecumênico nas últimas décadas.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

NORDSTOKKE, K. . O ESTUDO DA DIACONIA COMO DISCIPLINA ACADÊMICA. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 55, n. 2, p. 204–220, 2021. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/784. Acesso em: 22 dez. 2024.