A XILOGRAVURA OS TRÊS CAMINHOS PARA A ETERNIDADE, DE FRANÇOIS GEORGIN:

UMA EXPRESSÃO DA CULTURA VISUAL POPULAR CATÓLICA DO SÉCULO 19

Autores

  • Helmut Renders

Palavras-chave:

Cultura visual católica, xilogravura Les trois chemins de l’éternité, François Georgin

Resumo

O artigo investiga um motivo popular da cultura visual católica antes do século 19, a xilogravura Les trois chemins de l’éternité (Os três caminhos para a eternidade), de François Georgin (1801-1863), criado entre 1825 e 1830. Como método, aplica-se a análise pré-iconográfica, iconográfica e iconológica segundo Ernst Panofsky. A xilogravura revela um imaginário religioso em transição, composto por elementos tradicionais e, pontualmente, já mais modernos. Entre os últimos consta o desaparecimento de anjos e demônios do cotidiano das pessoas retratadas.

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

RENDERS, H. . A XILOGRAVURA OS TRÊS CAMINHOS PARA A ETERNIDADE, DE FRANÇOIS GEORGIN: : UMA EXPRESSÃO DA CULTURA VISUAL POPULAR CATÓLICA DO SÉCULO 19. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 58, n. 2, p. 524–546, 2021. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/683. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E INTERDISCIPLINARIDADE