TRANSDISCIPLINARIDADE, O CAMPO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO
Palavras-chave:
Estudos de Religião, Epistemologia das Ciências da Religião, Metodologia do Ensino ReligiosoResumo
O Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas, desde que aprofunde seus fundamentos e desenvolva metodologias apropriadas. Procurando colaborar nesse sentido, o presente ensaio demonstra que uma postura transdisciplinar ajuda a criar conteúdo dialógico no campo das Ciências da Religião e a traduzir pedagogicamente, em processos de aprendizagem libertários, tais conhecimentos religiosos para o Ensino Religioso laico, plural e republicano. A área de conhecimento das Ciências da Religião surgiu para interpretar as experiências de sagrado, de forma aberta à complementariedade das disciplinas científicas e alicerçada sobre uma epistemologia das controvérsias. Em uma linha de desenvolvimento da metodologia interdisciplinar, a transdisciplinaridade pode desenvolver esses fundamentos científico-culturais, construindo conhecimentos através e além das ciências, engendrando uma atitude transcultural e transreligiosa em nossos estudos de religião, que é muito apropriada para sua aplicação ao Ensino Religioso
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos Teológicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






