Fé: Confiança ou Piedade?

Aportes da teologia luterana

Autores

  • Wilhelm Wachholz Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i2.4130

Palavras-chave:

Lutero, fé, confiança, piedade

Resumo

O conceito de “fé” é fundamental para a Reforma Protestante, em particular para o pensamento do reformador Martim Lutero (1483-1546). Para o reformador de Wittenberg, o ser humano é justificado “somente pela fé” (sola fide). O sola fide de Lutero gerou não somente embates com católico-romanos, mas também desencadeou controvérsias intraluteranas. Este artigo propõe analisar a concepção de fé segundo a teologia luterana, em especial a de Lutero. A hipótese sustentada é que as controvérsias em torno do conceito de “fé” podem residir na indistinção entre fé como confiança e fé como piedade. O artigo busca contextualizar a compreensão do conceito de “fé” recorrendo a textos bíblicos e à compreensão medieval, em particular derivada do conceito alemão Frömmigkeit. A partir disso, procura identificar como a Reforma Protestante, especialmente Lutero, concebeu “fé” como confiança, apontando para os desdobramentos éticos dessa compreensão. O método adotado é o da intersecção entre hermenêutica teológica e história, considerando o significado do conteúdo cognitivo (fé) determinado historicamente. O artigo contribui no sentido de resgatar a concepção de fé voltada ao coletivo e à comunhão, em lugar da piedade que tende à dimensão individualista e privatizante.

Biografia do Autor

Wilhelm Wachholz, Faculdades EST

Professor Titular da Cátedra de Pesquisa em Lutero e Luteranismo na Faculdades EST. Doutor em Teologia com foco em História do Cristianismo, Reforma Protestante e História Cultural. Coordena o programa de pós-graduação e a editoração das obras de Lutero na instituição. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4559-9673 E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

05.11.2025

Como Citar

WACHHOLZ, W. Fé: Confiança ou Piedade? : Aportes da teologia luterana. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 2, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i2.4130. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/4130. Acesso em: 8 nov. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>