Contribuições da educação confessional

análise das abordagens jesuítica, protestante e adventista do sétimo dia

Autores

  • Neide Laura Fucker Kupas Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Rebeca Pizza Pancotte Darius Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Fábio Augusto Darius Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v65i1.3252

Palavras-chave:

Educação Jesuítica, Educação Protestante, Educação Confessional, Educação Adventista

Resumo

A educação confessional, caracterizada pela integração de princípios religiosos no currículo escolar, desempenhou um papel significativo na construção de sociedades ao longo dos séculos. No contexto brasileiro, foi iniciada pelos jesuítas no século XVI e se expandiu com a vinda de missionários protestantes a partir do século XIX, que trouxeram ideias de inovação pedagógica. Dada a importância histórica dessas tradições educativas, o objetivo deste estudo é explorar, na literatura, aspectos da educação jesuítica e protestante e as similaridades/distinções com a educação adventista. A pesquisa trata de uma revisão integrativa da literatura, cuja busca ocorreu em textos publicados nos últimos 15 anos acessíveis nas três bases de dados escolhidas: Periódicos Capes, Scielo e Plataforma Schwantes. Os termos da busca incluíram: educação adventista, educação jesuítica, educação confessional e educação protestante. Foram encontrados 352 documentos, entre artigos, teses e dissertações. Destes, 37 foram removidos por duplicação, 315 foram selecionados para leitura dos resumos, 22 para leitura completa e 9 incluídos para análise qualitativa, conforme a metodologia PRISMA (Moher, 2009) cuja tradução livre da sigla significa “Principais itens de relatório para revisões sistemáticas e meta-análises”. Conclui-se que, enquanto a ênfase da educação católica abrangia aspectos intelectuais, morais e espirituais, a educação protestante caracterizava-se pela promoção da leitura e interpretação individual da Bíblia, com incentivo a uma educação focada na alfabetização. A Educação Adventista, que surge no século XIX, apresenta similaridades com ambas, mas distingue-se pela ênfase no desenvolvimento integral, envolvendo aspectos físicos, mentais e espirituais, além de um forte compromisso com a comunidade e o serviço social.

Biografia do Autor

Neide Laura Fucker Kupas, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Graduada em Pedagogia pelo Associação Catarinense de Ensino (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

Fábio Augusto Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, na área "Teologia e História" (2014/1) e pesquisador de História da Igreja. Possui mestrado nessa mesma instituição (2010/1), graduação em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006/2) e graduação em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano (2021/2). Docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, no Seminário Latino-Americano de Teologia.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

FUCKER KUPAS, N. L.; PIZZA PANCOTTE DARIUS, R.; DARIUS, F. A. Contribuições da educação confessional: análise das abordagens jesuítica, protestante e adventista do sétimo dia. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 65, n. 1, 2025. DOI: 10.22351/et.v65i1.3252. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/3252. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1: Educação Cristã - reflexões sobre práticas contemporâneas