A BÍBLIA EM DEVIR:
CONTRIBUIÇÕES DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO E DA EPISTEMOLOGIA DO RIZOMA AOS ESTUDOS BÍBLICOS
Palavras-chave:
Bíblia como literatura, estética da recepção, rizomaResumo
A Bíblia tem sido estudada em várias perspectivas. No entanto, no âmbito acadêmico, os estudos bíblicos seguiram, de certo modo, os estudos literários. Por isso a preocupação com a intencionalidade dos autores/redatores e seus respectivos contextos históricos (característica dos métodos histórico-críticos) deslocou-se para as estruturas do texto (como no formalismo, estruturalismo e new criticism) e, posteriormente, para o leitor. Este trabalho pretende realçar as contribuições aos estudos bíblicos de duas propostas que se avizinham, especialmente, por engendrarem potencialidades de novos horizontes interpretativos, a saber: a estética da recepção – aqui caracterizada a partir das ideias de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser – e a epistemologia do rizoma de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Assim, o ponto de discussão que se estabelece com os métodos histórico-críticos está relacionado à questão do papel ativo do leitor e dos múltiplos sentidos que podem ser gerados a partir de sua interação com o texto. Dessa forma, procuraremos demonstrar a importância de pensar a Bíblia como literatura, suas aberturas estruturais para, em seguida, sublinhar que amplitude ela ganha se pensada à luz das duas teorias supracitadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos Teológicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






